harmonização para bacalhau e chocolate
. Comece com um chocolate mais amargo
Uma das grandes dificuldades para esta combinação é a presença marcante de açúcar e de gordura do chocolate. Essas duas características envolvem as papilas gustativas de uma maneira que pode dificultar a percepção de outros sabores.
Então, o ideal é você começar com um chocolate que tenha entre 50% e 70%
de cacau, ou seja, menos doce e com menos gordura.
Para sustentar o peso da guloseima, o vinho deve ser encorpado, aromático e complexo (com perfumes que vão das flores às frutas, passando pela madeira) e ter alto teor de açúcar residual. A aposta correta seria um tinto de sobremesa, que tem estrutura para entrar em sintonia com o chocolate.
Dica: Vinho Barolo: conheça a realeza dos tintos italianos
2. Aposte no vinho licoroso
Encorpado, esse vinho é fortificado, ou seja, adiciona-se álcool vínico durante o processo de vinificação. O objetivo é interromper a fermentação e manter o açúcar natural da fruta, deixando a bebida mais doce. Por conta disso, ele chega muito perto do peso do chocolate, e é uma das harmonizações mais clássicas entre a guloseima e a bebida.
Só tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois o vinho licoroso apresenta graduação alcoólica elevada.
3. Experimente um vinho de colheita tardia
Como você pode deduzir
, para produzir esse rótulo, as uvas são colhidas mais tardiamente. Assim, elas desidratam no pé, o que deixa a quantidade de açúcar mais concentrada. O resultado é um produto mais doce e denso.
Esse estilo de vinho é uma boa escolha para acompanhar um chocolate ao leite, por exemplo, pois a sua doçura entra em sintonia com o açúcar presente na guloseima.
Também chamado de “late harvest”, esse rótulo é ideal para estar ao lado dos chocolates brancos, que costumam ser mais doces e gordurosos.
Atente para a acidez, que precisa ser boa, a fim de equilibrar a untuosidade do doce.
4. Harmonize vinho tinto seco com chocolate com alta concentração de cacau
A maioria dos consumidores brasileiros prefere os tintos secos a qualquer outro estilo. Se você também é fã, fique tranquilo: eles formam uma ótima harmonização com chocolate 75% de cacau.
Nesses casos, opte por um Cabernet Sauvignon ou Syrah que tenha estágio em barril de carvalho,
pois o paladar mais amadeirado vai incrementar a combinação.
Se você quiser degustar um espumante, aposte no brut feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e que tenha sido vinificado pelo método Champenoise. Ele terá mais estrutura para acompanhar o chocolate.
Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!
5. Opte por espumante moscatel para os chocolates brancos
Outra harmonização interessante para o chocolate branco é o moscatel. Tradicionalmente mais doce, o perlage (bolhas de gás carbônico) e a acidez ajudam a “limpar” a boca da gordura e da doçura da guloseima.
Uma dica de ouro para aliar vinho e chocolate branco é escolher uma bebida que tenha passado por fermentação maloláctica,
que dá um toque amanteigado ao líquido e vai muito bem com o doce.
Viu como não é tão difícil harmonizar vinho e chocolate? Basta conhecer um pouco das características do doce que você tem em mãos e escolher um rótulo que complemente a sua sobremesa. E, se você tiver dúvidas, siga as dicas deste post, que não tem erro: a experiência será de dar água na boca!
Gostou do conteúdo? Que tal assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais materiais como este?
Comentários
Postar um comentário
Vlogger . Passeio , viagem , culinária, receitas , dicas , horta , artesanato , atualidades , opinião, dia a dia , compras , achados , beleza , dieta , cosméticos, e muito mais