PESQUISE AQUI








Pesquisa personalizada






1 de mai de 2017

CARNES e similares

-->

CARNES

Temperaturas recomendadas
Carnes refrigeradas: até 10ºC, no máximo. Preferencialmente até 4ºC.
Carnes congeladas: -18ºC com tolerância até -12ºC.
Frios e embutidos industrializados: até 10ºC ou de acordo com o fabricante.
Produtos salgados, curados ou defumados: temperatura ambiente ou recomendada pelo fabricante
Voltar

Carnes Bovina e similares
Quando frescas, são compactas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada (ou outras cores estranhas ao produto), o cheiro for desagradável e não houver origem determinada e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura, denominado Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Não deve haver formação de gelo superficial, água dentro da embalagem nem sinal de re-congelamento (gelo de cor avermelhada). A consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa; com odor característico.
Voltar

Carnes Suínas e similares
Devem ser recebidas de preferência congeladas; não deve haver formação de gelo superficial ou entre as peças nem água dentro da embalagem ou qualquer sinal de re-congelamento (gelo avermelhado). A consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa; com odor característico.
A cor característica é vermelho pálida. Não deve apresentar escurecimento ou manchas esverdeadas e/ou outras cores estranhas ao produto; deve-se observar se há formações redondas brancas de cisticercos, semelhantes a "canjicas".
Voltar

Aves
Estão boas quando a cor da pele variar do branco ao amarelo rosado (sem escurecimento, manchas esverdeadas ou outras colorações estranhas), a superfície for brilhante e firme ao tato. Verifique o carimbo de inspeção (SIF) e a validade.Não deve haver formação de gelo entre ou sobre as peças; água dentro da embalagem, nem sinal de re-congelamento (gelo avermelhado). A consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa; com odor característico.
Voltar
Miúdos (coração, fígado, rins, língua)
Estão bons quando a superfície é brilhante, firme ao tato e a cor é regular, sem pontos brancos. É importante também que não haja mau cheiro.
Voltar
Embutidos
Não deve haver formação de gelo sobre ou entre as peças, água dentro da embalagem, nem sinal de re-congelamento.
A consistência deve ser firme, não pegajosa, com odor característico, sem odor de ranço; com a cor característica de cada classe, sem manchas pardacentas, esbranquiçadas, verdes ou cinzas.
Voltar

Peixes
Estão frescos quando os olhos estão arredondados, brilhantes e salientes; as guelras vermelhas, úmidas e intactas; a carne presa à espinha, a pele brilhante, o ventre desinchado, as escamas bem aderidas e brilhantes e o cheiro suave. Se você apertar a carne, ela deve voltar à posição rapidamente. A cor característica dos filés geralmente é branca ou ligeiramente rósea.

Se embalado, não deve haver água dentro da embalagem, nem sinal de re-congelamento. Pescados salgados, curados ou defumados devem estar em temperatura ambiente, desde que especificado na embalagem.
Voltar

Camarão
Não deve haver formação de cristais de gelo ou água dentro da embalagem, nem sinal de re-congelamento.
O corpo deve se apresentar curvo, não deixando escapar facilmente as pernas e cefalotórax. A carapaça deve ser transparente, deixando visualizar coloração dos músculos, aderente ao corpo e libertando-se sem aderências musculares, quando forçada.
Olhos na cor negra e bem destacados; com odor característico e cor rosada ou acinzentada, de acordo com a espécie, sem pigmentação estranha.
Voltar

 

Ostras, mariscos, mexilhões e vieiras
Não deve haver formação de cristais de gelo ou água dentro da embalagem, nem sinal de re-congelamento. A consistência característica é esponjosa, gelatinosa, elástica, fechadas e com grande retenção de água incolor e límpida nas conchas.
 
A carne deve estar aderida à concha e úmida; o odor deve ser o característico e a cor é cinzenta clara nas ostras e amarelada nos mexilhões e mariscos.
Lula e polvo
Não deve haver formação de cristais de gelo ou água dentro da embalagem.
Voltar
Produtos embalados


Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo.
A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada. O produto não deve estar com a cor, cheiro ou consistência alterados.

Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os refrigeradores e freezeres ligados e em temperatura adequada.
Só compre produtos de origem animal com o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura.

O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento. Se houver qualquer dúvida sobre o uso e conservação do produto, consulte o serviço de orientação ao cliente do local de venda e da indústria

Postagens populares

Minha lista de blogs

tang

Pesquisa personalizada
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:Abobora Doce Recheada Adimito Amendoas Bacalhoada Bolinho Caranguejo Bolinho Recheado Queijo Bolos Decorados Mecanico Calda Manjar Carne Receita Cerveja Creme De Maca Croqueta Frango Presunto Feito Cuscuz Marroquino Folhadinhos Rapidos Gelatina Abacaxi Hoteis Inquilinato Laranja Morangos Licor Ameixa Macas Glaceadas Massa Leitao Massas Yakisoba Menus Dia Namorados Microondas Pao Molho Requeijao Frango Molhos Especial Tender Muffins De Halloween Paelha Marisco Panquecas Ovos Pate De Caviar Pessego Receitas De Pimenta Limao Polpa Manga Receitas Castanhas Portuguesas Receitas Cheesecake Receitas Rapidas Natal Repolho Crespo Risotto Pato Saladas Vinaigrette Sobremesas De Copinhos Sopa Arroz Feijao Sopa Courgette Sorvetes De Damasco Souvlaki Spaghetti Receitas Tarte Espinafres Frango Tarte Fruta Natas Tomates Forno Video Racao Humana