Adesivo externo para carro
Como obter o vinil
Para se obter um pedaço de vinil, entre outras alternativas, há as lojas especializadas em materiais para serigrafia e plotagem. Peça por sobras de vinil na cor que você quiser (geralmente o branco).
Se o atendente for camarada, ele lhe dará as sobras ou cortará um pedaço do rolo para você de graça. Senão, você vai ter que pagar pelo vinil. Mas insista que dá certo. Geralmente quem compra vinil compra em grandes quantidades, então eles não vão ter prejuízo em te liberar uma tira de 20 centímetros ou sobras.
Desenho, corte e aplicação
A maneira direta e rápida de ser fazer, é exclusiva para quem realmente manja de desenho: de posse do vinil, desenhe com o lápis na parte de trás dele e então recorte com a tesoura. Lembre-se de desenhar ao contrário!
Como a grande maioria (eu incluso) não é desenhista que sabe desenhar ao contrário, tem um jeito mais fácil. Veja como foi que eu fiz as letras do endereço WWW.AURELIO.NET para colar na traseira do carro:
(1) desenho
(2) colagem
(3) corte
(4) aplicação
O desenho
Faça o desenho (ou imprima) numa folha de papel normal, não precisa ser invertido. Então recorte-o com a tesoura. Não se preocupe com a precisão do corte, pois este ainda não é o definitivo.
Na primeira foto da seqüência, foram desenhadas e recortadas algumas das letras do endereço desejado. Foi usada uma folha A4 normal.
A colagem invertida
O segundo passo é colar na parte de trás do vinil, o desenho de maneira invertida. Eu pintei com o lápis todo o fundo do vinil, para poder diferenciá-lo facilmente das letras brancas que serão coladas. Como isso não foi suficiente, pintei as letras de laranja.
O pedaço de vinil que arranjei era um retângulo de aproximadamente 30x15 cm, que foi suficiente para abrigar as letras. Demorei um tempo brincando de quebra-cabeças até achar conseguir encaixar tudo, mas deu certo.
O corte
Agora é a parte mais importante, o corte final. Muita paciência para recortar com cuidado, pois o resultado será o colocado no carro, sem muita margem para correções posteriores. Se for usar estilete, uma régua é bem-vinda para desenhos com bordas retas.
Com uma tesoura recortei o contorno de cada letra. Não tem muito segredo nesse passo, basta lembrar do primário na escola, com as tesouras sem ponta e de cabos coloridos.
Obs.: Os mais atentos notarão que estão faltando as letras W, W, W, E e os dois pontos que separam as palavras. É que antes eu tinha já no carro o endereço WWW.VERDE666.ORG e aproveitei algumas letras.
A aplicação
A aplicação do adesivo no carro é simples. Primeiro limpe a área, pode usar um pano com detergente ou similar. Seque bem e aplique o vinil, cuidando para que não formem bolhas de ar. Se isso acontecer, faça um furo na bolha com uma agulha que o ar sai.
E pronto. É tudo bem simples, basta ter a vontade e um tempo livre. Claro, se o desenho for muito complexo ou envolver várias cores, aí é mais vantajoso pagar para os especialistas.
ganhe amostras gratis
Comentários
Postar um comentário
Vlogger . Passeio , viagem , culinária, receitas , dicas , horta , artesanato , atualidades , opinião, dia a dia , compras , achados , beleza , dieta , cosméticos, e muito mais