A dieta de South Beach não propõe a retirada de nenhum grupo alimentar, a não ser nos primeiros 14 dias, e ensina que devemos comer de tudo, aprendendo que existem os bons e os maus carboidratos, assim como as boas e as más gorduras.
Bons carboidratos x maus carboidratos
Boa parte do excesso de peso das pessoas ocorre devido à ingestão de carboidratos, especialmente aqueles que não contêm fibras e são conhecidos como refinados ou maus carboidratos. Entre eles estão o pão branco, os biscoitos, os refrigerantes e os bolos. Os bons carboidratos são aqueles não refinados e, portanto, contêm fibras. Entre eles estão o pão integral, cereais, massa de grão duro, verduras e legumes, e frutas com casca. A vantagem de conter fibras é que, além de retardar a absorção dos açúcares, estimula o bom funcionamento intestinal.
Boas gorduras x más gorduras
As boas gorduras são conhecidas como insaturadas e são, geralmente, de origem vegetal, como o azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, oleaginosas. A boa gordura de origem animal é encontrada nos peixes de água fria, como atum, salmão e sardinha, conhecida como ômega 3. Essas gorduras são consideradas boas porque protegem o coração. As más gorduras ou as chamadas saturadas são de origem animal e são encontradas nas carnes e frituras.
A dieta é dividida em três fases:
A primeira fase, que dura 14 dias, é difícil porque a ingestão de carboidratos fica restrita apenas às leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha) e estão proibidas as massas, arroz, pães, cereais, doces e até frutas. Estão liberadas carnes magras, frango sem pele, laticínios (de preferência desnatados), ovos, azeite de oliva e pequenas porções de oleaginosas (nozes, amêndoas). Nessa fase, a promessa é emagrecer de 3 a 5 quilos.
Na segunda fase, os bons carboidratos começam a ser reintroduzidos gradualmente, de modo que a perda de peso continue por volta de meio a um kilo por semana. Deve-se permanecer nessa fase até atingir o peso desejado.
A terceira fase é aquela a ser seguida por toda a vida, como a manutenção de bons hábitos. Nela se pode comer uma porção de carboidratos bons (integrais) em cada uma das principais refeições e comer uma porção de algo “proibido” uma vez por semana, como por exemplo, o tão desejado chocolate ou uma bela porção de lasanha. No caso de comer exageradamente, é só voltar à primeira fase por uma ou duas semanas e, uma vez de volta ao peso ideal, retorna-se à terceira fase. Obviamente nem todos se adaptam a essa dieta, pois não existe uma receita única que atenda às preferências de todos, mas sem dúvida é uma boa opção, que ensina conceitos importantes
Comentários
Postar um comentário
Vlogger . Passeio , viagem , culinária, receitas , dicas , horta , artesanato , atualidades , opinião, dia a dia , compras , achados , beleza , dieta , cosméticos, e muito mais