BOMBA !! COLA AQUI

Me acompanhe a super passeio tematico

Te convido a me acompanhar a super passeio temático a estação camargos ponto turismo de Belo Horizonte  Este blog é um espaço para compartilhar relatos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Aqui, você encontrará histórias de amor, decepções, amizades, traições, e tudo mais que a vida pode proporcionar. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles positivos ou negativos. Queremos que nossos leitores possam aprender com as experiências dos outros, e assim, construir relacionamentos mais saudáveis e felizes. Se você tem uma história para contar, não hesite em compartilhar. Sua história pode ajudar outras pessoas a entenderem melhor os relacionamentos e a tomarem decisões mais acertadas. #relacionamento #amor #desamor #amizade #família #relacionamentoabusivo #relacionamentotóxico #relacionamentosaudável #relacionamentofeliz O dia em que conheci o amor da minha vida A traição que me destruiu A amiza

Significado de Gordura trans

A gordura trans, também chamada de gordura transgênica, é um tipo de gordura cuja formação tem origem em um processo de hidrogenização que pode ocorrer de forma natural ou industrial.
A hidrogenização natural dá-se quando o processo ocorre no rúmen dos animais. Por este motivo, alguns produtos de origem animal, como a carne e o leite, possuem gordura trans. Nestes casos, a quantidade de gordura trans é muitíssimo pequena.





A hidrogenização industrial ocorre quando óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida. A gordura trans industrializada também é chamada de gordura hidrogenada.
Trata-se de uma gordura específica cuja composição química apresenta ácidos graxos trans.

Para que serve a gordura trans?






Juntamente com as gorduras saturadas e insaturadas, a gordura trans integra o conjunto de gorduras totais que um alimento pode conter.
A gordura trans é utilizada para dar consistência a alguns alimentos e/ou para aumentar o seu período de conservação.

Diferença entre as gorduras trans, saturada e insaturada



A gordura trans é uma gordura que pode ser de origem animal (quando formada por um processo químico que ocorre no estômago dos ruminantes) ou industrializada.
É extremamente nociva ao corpo humano e causa muitos males à saúde, principalmente no que diz respeito ao aumento do colesterol ruim e à diminuição do colesterol bom.
A gordura saturada é uma gordura de origem animal que além de estar presente nas carnes brancas e vermelhas, pode ser encontrada no creme de leite, na manteiga, no bacon, no iogurte, dentre outros.
Trata-se de uma gordura nociva ao corpo humano, que causa o aumento do colesterol ruim e consequentemente, problemas cardíacos. A ingestão diária máxima não deve ultrapassar os 20 gramas.





A gordura insaturada, por sua vez, é uma gordura de origem vegetal. É uma gordura encontrada, por exemplo, em alimentos como abacate, azeite de oliva, amêndoa, castanha do Pará, sementes de linhaça, etc.
É benéfica para o corpo humano pois ajuda a baixar o colesterol ruim. No entanto, o consumo excessivo pode ocasionar problemas coronários.
A ingestão diária máxima não deve ultrapassar os 2 gramas.
A principal diferença entre esses três tipos de gordura é que, enquanto a gordura trans e a gordura saturada são nocivas ao corpo humano em qualquer quantidade ingerida, a gordura insaturada, se consumida sem excessos traz benefícios ao organismo.





Alimentos que possuem gordura trans

Embora alguns alimentos de origem animal contenham gordura trans, isso ocorre em quantidades muito pequenas.
Os alimentos com maior índice de gordura trans são os industrializados.
Alguns exemplos de alimentos com alto índice de gordura trans:
  • Sorvete
  • Biscoito
  • Molho de salada
  • Margarina
  • Batata frita
  • Salgadinhos de pacote
  • Bolo confeitado
  • Creme vegetal
  • Tortas
  • Pães
  • Pipoca de micro-ondas
  • Bombom
    
    
    
    
    
    
Veja o significado de transgênicos e saiba mais sobre alimentos transgênicos.

Malefícios causados pela gordura trans

O consumo de gordura trans não traz nenhum benefício para o organismo. Qualquer quantidade mínima ingerida faz mal para o corpo humano, por isso, quanto menor for o consumo, melhor para a saúde.
Confira abaixo o que o consumo de gordura trans causa.
  • Risco de aparecimento de placa de gordura no interior de veias e artérias.
  • Aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).
  • Obesidade.
  • Diminuição do colesterol bom (HDL).
  • Gordura acumulada no abdômen.
  • Risco de problemas cardíacos (AVC e infarto, por exemplo).





Como controlar o consumo de gordura trans?

A única forma de controlar a quantidade de gordura trans a ser ingerida é através da verificação do rótulo dos produtos a serem consumidos.
Para optar por uma alimentação mais saudável, deve-se dar preferência aos alimentos com menor índice de gordura trans ou, preferencialmente, àqueles que sequer a contém.
O valor de gordura trans dos alimentos deve estar explícito no rótulo do produto e indicado em gramas por porção.
Também é importante verificar se houve uso de gordura hidrogenada no preparo dos alimentos a serem consumidos.
Se a gordura hidrogenada for um dos itens da lista de ingredientes de um alimento, o consumidor precisa ter atenção ao valor do índice desse item, pois gordura hidrogenada é exatamente a mesma coisa que gordura trans industrializada.





Consumo de gordura trans no Brasil

Como o consumo de gordura transgênica não traz nenhum benefício a saúde, não existe um valor mínimo diário recomendado para o consumo.
No território brasileiro, desde o segundo semestre de 2006 as empresas são obrigadas a declarar o índice de gordura trans de seus produtos alimentícios nos respectivos rótulos.
O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) estabeleceram que o índice de gordura trans dos alimentos deveria ter um limite máximo de 2 gramas até o ano de 2010.
Tendo em conta que, mesmo em quantidades pequenas, esse componente traz malefícios à saúde, o limite máximo de 2 gramas também é recomendado pela ANVISA (Associação Nacional de Vigilância Sanitária).



Curiosidade



De acordo com uma resolução da ANVISA de 2003, os alimentos cuja lista de ingredientes contemplasse a gordura trans deveriam passar a exibir um símbolo de alerta na sua embalagem.
Esse símbolo consistia em um T dentro de um triângulo e tinha a finalidade de alertar as pessoas para a presença da substância, permitindo assim que as próprias decidissem se queriam ou não fazer tal consumo.
Símbolo que indicava a presença de gordura trans nos alimentos
Em 17 de abril de 2018, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou o fim da obrigatoriedade do símbolo.
O direito do consumidor alega que esta medida fere o direito à informação. No entanto, a CMA diz que a informação relativamente à presença de gordura trans será mantida nos rótulos através de texto.
Confira a imagem abaixo e veja como os dados nutricionais são informados aos consumidores.





rótulo_gordura transRótulo de embalagem de produto alimentar



Se por um lado o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) afirma que a identificação do símbolo era muito mais rápida, alguns produtores consideram que o símbolo alarmava os consumidores e fazia com que as vendam de determinados produtos fossem reduzidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Namorada caseira